Segunda-feira, 16 de Maio de 2022

Home Brasil Saiba como acessar o extrato de rendimentos do INSS para ajudar na declaração do Imposto de Renda

Compartilhe esta notícia:

O extrato de 2021 do INSS para o informe de rendimentos do Imposto de Renda já pode ser consultado. Acessar o documento é simples e pode ser feito de maneira online, sem a necessidade de comparecer a uma agência da Previdência Social. Há duas maneiras: pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo.

Ao entrar no site Meu INSS, utilize o login Gov.br, domínio do governo federal. Logo na página inicial do beneficiário, o benefício ativo estará à vista. Desça a tela e encontre a aba “Outros Serviços”. Por lá, clique em “Ver mais”. O primeiro item da 2ª linha possui um ícone de “Leão”, com a frase “Extrato de Imposto de Renda”. Clique nele.

A página que se abre te dá a opção de selecionar o ano-calendário, também conhecido como ano-base, que é o período contemplado pela declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Por exemplo, para a prestação de contas ao Fisco de 2022, o ano-base é 2021. Para o IR de 2021, preenchido no ano passado, o ano-calendário foi 2020 – e assim por diante.

Após selecionar o ano-calendário, clique no benefício em que deseja acessar o extrato do IR. Com isso, o informe de rendimentos, com dados como “Fonte pagadora”, “Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte” e “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva (rendimento líquido)”, será disponibilizado no próprio site. Mas, caso prefira, é possível baixar o documento, em PDF, para deixá-lo salvo.

Pelo aplicativo de celular, que pode ser baixado para Android e iOS, o caminho é semelhante. O login é feito por meio do Gov.br e, ao descer a tela, também na aba de “Outros Serviços”, é só clicar no “Extrato de Imposto de Renda” – neste caso, ele é o terceiro ícone da 2ª linha.

Passo a passo

1. cesse o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/) ou o aplicativo do instituto.
2. Faça o login com os dados do Gov.br. Caso não tenha, crie um cadastro antecipadamente.
3. Na barra “Do que você precisa?”, basta digitar “Extrato para Imposto de Renda” e emitir o documento.

O documento também pode ser solicitado ao banco onde o beneficiário recebe os valores pagos pelo INSS.

A partir de 22 de fevereiro, o extrato também deverá estar disponível pelo “chat da Helô”, a assistente virtual do INSS, que também pode ser acessado pelo site ou app do Meu INSS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Funerárias de Petrópolis não estão dando vazão para enterrar vítimas liberadas pelo Instituto Médico Legal
Deputado da família real brasileira quer cobrar taxa de moradores de favela
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde