Sexta-feira, 17 de Maio de 2024

Home Economia Saiba o que os bancos fazem para proteger sua conta de golpes e invasões

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Uma cena comum, principalmente nos grandes centros: o cidadão caminha pela rua com o celular nas mãos. De repente, um assaltante chega, toma o aparelho telefônico – desbloqueado ou não – e foge. Passados poucos minutos, várias transferências via Pix são realizadas da conta bancária digital da vítima para a conta de terceiros.

De acordo com dados levantados pelo Reclame Aqui, somente no primeiro trimestre deste ano 445 reclamações referentes a furto de celular seguido de invasão bancária foram feitas no site. Devido aos esforços policiais de combate a esse crime, os números são menores do que o observado no mesmo período do ano passado, de 544 reclamações.

Carlos Rafael Neves, professor do curso de Ciências de Dados e Negócios da ESPM e engenheiro da computação, explica que os softwares que fazem o desbloqueio de celulares não são novidades. E uma vez na posse do aparelho, não é complexo obter informações sensíveis, como CPF e e-mail, essenciais para trocar a senha de aplicativos de banco.

“Os bancos que não têm agência física dependem de senha de bloqueio e uma série de fatores atrelados ao celular”, ressalta Neves, que afirma ter um aparelho à parte, justamente para aplicativos bancários. “Como sei de todas as tantas formas de invasão, sou neurótico com a questão.”

Proteção

Existem algumas formas de tentar se proteger contra a invasão de contas bancárias, como utilizar as pastas de segurança disponibilizadas nos próprios aparelhos, evitar deixar fotos de documentos e senhas salvas no smartphone e utilizar o “Celular Seguro”.

Por meio desse novo aplicativo, desenvolvido pelo governo federal em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o usuário consegue bloquear instantaneamente contas bancárias, o IMEI – número de identificação único de cada celular – e linhas telefônicas do aparelho, com uma única solicitação.

Para isso, basta baixar o app e incluir as informações a respeito do smartphone. O bloqueio pode ser feito por meio de um contato de sua confiança ou pelo navegador, em um computador.

Veja a seguir o que algumas das maiores instituições financeiras do País oferecem de segurança digital aos clientes:

* Itaú Unibanco

De acordo com o Itaú Unibanco, todas as operações bancárias são submetidas a monitoramento de riscos. Esse acompanhamento é feito por meio de algoritmos de inteligência artificial (IA), que analisam dados em tempo real. Em outras palavras, as IAs verificam as transações para identificar eventuais suspeitas de tentativas de fraudes ou golpes, além de solicitar confirmações adicionais ao cliente quando alguma movimentação não habitual for detectada.

Dentre as opções de segurança ao cliente, o banco dispõe de autenticação por biometria, conexão com carteiras digitas, bloqueio temporário de cartão diretamente no aplicativo, emissão de cartão virtual, limites de Pix customizáveis, aviso de SMS para movimentações bancárias, notificação de compras futuras, entre outras funcionalidades.

* Bradesco

O Bradesco reforça que há várias camadas de segurança no aplicativo. O acesso ao “app”, por exemplo, é feito por meio de reconhecimento facial ou senha. Além disso, o monitoramento de operações bancárias ocorre com o auxílio de modelos estatísticos e análise humana em tempo integral (24 horas por dia, 7 dias por semana).

A “BIA”, inteligência artificial do Bradesco, também possui funcionalidade para prevenir golpes e fraudes. Caso uma transação fique retida para análise de segurança, a BIA contata o cliente por WhatsApp (com uma conta oficial) para confirmar a operação. Caso desconheça, o banco cancela o Pix.

Este mesmo modelo de prevenção também é utilizado na confirmação de gastos com cartão de crédito. A conta oficial no WhatsApp possui o selo de verificação e o contato acontece exclusivamente por mensagem de texto.

* Nubank

O Nubank disponibiliza uma série de recursos para ampliar a proteção dos clientes do banco digital. O “Modo Rua”, por exemplo, permite que os usuários selecionem redes de wifi “confiáveis”, em que todas as funções do aplicativo poderão ser usadas. Já quando o consumidor está fora de casa, o app poderá ter algumas funcionalidades limitadas, como o valor de transferências via Pix, Ted e pagamento de boletos.

Recentemente, o neobanco também lançou o “Chamada verificada”, uma atualização que permite aos usuários checar na tela inicial do aplicativo se estão de fato em uma ligação realizada pelo Nubank, quando receberem um contato telefônico. Essa iniciativa funciona como uma frente de combate ao famoso golpe da “falsa central telefônica”.

* Banco do Brasil

O Banco do Brasil afirma investir “constantemente e massivamente” em ações de conscientização sobre os principais golpes financeiros.

Além de campanhas publicitárias (com filmes em TV aberta, spots em rádios, peças em mídia exterior e redes sociais), o banco disponibiliza conteúdo com orientações e dicas em seus principais canais de comunicação e relacionamento.

* Caixa

Segundo a Caixa, quando identificados casos suspeitos de fraude bancária, o banco atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações que combatem tais ocorrências.

O banco destaca, ainda, que possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas que visam mitigar o risco de segurança em seus processos e canais de atendimento.

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