Sábado, 07 de Setembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 5 de junho de 2024
O apresentador Fausto Silva, o Faustão, ainda passa por tratamentos com hemodiálise três meses após o transplante de rim, realizado no final de abril no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Todo tratamento do apresentador é feito em casa com uma máquina moderna, sem a necessidade de ir ao hospital ou a uma clínica especializada. As informações são de O Globo.
“A tecnologia é muito semelhante à da máquina convencional. Ela é miniaturizada, é menor, permitindo que a diálise seja feita em domicílio. Mas promove o tratamento com a mesma eficácia”, explica o nefrologista Pedro Túlio Rocha, coordenador do Programa de Transplante Renal do Hospital Adventista Silvestre.
O que é hemodiálise
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a hemodiálise é o processo de limpar e filtrar o sangue, liberando substâncias prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e líquidos. Seis meses antes de passar pelo transplante de rim, o apresentador também realizou um transplante de coração.
As máquinas portáteis de hemodiálise pesam cerca de 30 quilos e podem ser levadas para casa ou para viagens, dispensando a necessidade de ir ao hospital. Para ser utilizada, um profissional precisa ensinar o paciente ou o cuidador.
A máquina é conectada na tomada, e a sessão dura em média duas horas e meia. Durante, o sangue é bombeado da pessoa para o aparelho. Os dados sobre o tratamento são enviados a um aplicativo disponível para download num dispositivo móvel e podem ser compartilhados facilmente com o médico que faz o acompanhamento do paciente.
De acordo com especialistas, a máquina utilizada pelo apresentador ainda não é muito usada no Brasil, sendo mais comum nos Estados Unidos e na Europa.
No Ar: Pampa News