Quinta-feira, 17 de Setembro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 16 de setembro de 2026
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o conselho do Kennedy Center decidiu “de forma quase unânime” fechar as portas por “razões de segurança” e que a reforma no local só vai ocorrer se a instituição for rebatizada como “Trump-Kennedy Center”.
O juiz federal Christopher R. Cooper decidiu que o Kennedy Center não poderá ser rebatizado com o nome de Trump sem a aprovação do Congresso.
“O fechamento ocorrerá imediatamente; no entanto, a reforma e a reconstrução — um trabalho de grande porte e complexidade — não poderão começar até que o Tribunal de Apelações do Circuito de D.C. emita uma decisão sobre o nome aprovado pelo Conselho”, escreveu Trump em sua rede social, a Truth Social.
“Caso a decisão seja negativa (o que não se espera) e não seja revertida pela Suprema Corte dos EUA, a reconstrução e a reforma do Kennedy Center não serão realizadas”, disse o presidente.
‘Pyongyang’ de Trump
A inclusão do nome de Trump no Kennedy Center é uma de várias intervenções de grande porte que Trump planeja fazer na capital dos EUA em seu segundo mandato.
O republicano já iniciou a construção de um grande salão de festas na Ala Leste da Casa Branca, que obrigou a demolição parcial do complexo, e tem planos para construir um grande Arco do Triunfo.
Esses projetos fazem críticos compararem Washington a Pyongyang, capital da Coreia do Norte, famosa pelos monumentos evocando o culto à personalidade dos ditadores atuais e passados.
No caso do Kennedy Center, o conselho havia apresentado recentemente várias opções para incluir o nome de Trump nas instalações, incluindo inscrições como “Renovação e fundo de doação supervisionados pelo Presidente Donald J. Trump e pelo Trump Kennedy Center Fund”. Outra opção: “Com gratidão pelo apoio do Presidente Donald J. Trump e do Trump Kennedy Center Fund”.
Trump acusa o Brasil de ‘falhar’ no combate ao Comando Vermelho e PCC
A Casa Branca acusou o governo brasileiro de “falhar” no combate às facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) — que os Estados Unidos classificam como organizações terroristas.
A declaração está contida em um texto assinado pelo presidente Donald Trump, enviado ao Congresso americano e revelado nesta terça-feira (16/9) pelo Departamento de Estado.
“Enquanto muitos governos do Hemisfério Ocidental estão tomando medidas corajosas para reduzir o fluxo de drogas e erradicar cartéis, o governo do Brasil tem falhado em enfrentar as designadas organizações terroristas estrangeiras Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho, que transformaram o país em um ponto central para o fluxo global de cocaína”, diz texto.
Os EUA afirmam que as facções brasileiras são uma “ameaça crescente à paz e à segurança ao redor do mundo”.
“O governo brasileiro precisa urgentemente tomar medidas agressivas para confrontá-las e derrotá-las antes que elas se espalhem e cresçam”.
A BBC News Brasil entrou em contato com o governo brasileiro para comentar a questão. Esta reportagem será atualizada quando houver uma resposta.
O PCC e o Comando Vermelho foram classificados como organizações terroristas pelos EUA em junho. Com informações dos portais G1 e BBC News.