Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Home em foco Vereadores da bancada negra de Porto Alegre sofrem ameaças de morte

Compartilhe esta notícia:

Cinco vereadores que integram a chamada bancada negra da Câmara Municipal de Porto Alegre foram ameaçados de morte na segunda-feira (06) por meio de mensagens enviadas para seus e-mails institucionais.

As ameaças foram dirigidas a Karen Santos (PSOL), Matheus Gomes (PSOL), Laís Camisolão (PSOL), Laura Sito (PT), Bruna Rodrigues (PCdoB) e Daiana Santos (PCdoB).

Segundo o PSOL, o autor das ameaças usou expressões racistas e homofóbicas contra os parlamentares. Ele disse que mora no Rio de Janeiro e que viajaria para Porto Alegre com uma “passagem só de ida”.

Os membros da bancada negra registraram, na manhã desta terça-feira (07), um boletim de ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos da Polícia Civil da Capital. O caso será investigado.

As ameaças levam a assinatura de um nome com iniciais RWA, porém, já se sabe que ela é falsa e que a pessoa indicada já teve seu nome utilizado em ameaças a outros parlamentares.

Para a bancada negra de Porto Alegre, o autor das ameaças seria o grupo Dogolachan, criado em 2013. A assinatura falsa em nome de RWA  foi utilizada em pelo menos nove outras ameaças de morte desde 2017.

Essa é a segunda vez neste ano que o vereador Matheus Gomes recebe uma ameaça de morte. A primeira chegou ao seu e-mail em janeiro, após um protesto realizado durante a execução do hino do Rio Grande do Sul em 1º de janeiro, na cerimônia de posse dos novos vereadores.

“Saber que tem gente que deseja a minha morte por eu ser um jovem parlamentar negro, um questionador do racismo estrutural na Capital mais segregada racialmente de todo o País é angustiante, entristece e também revolta. Não desejo a ninguém ter que ler o que li”, disse o vereador do PSOL.

Karen Santos também comentou o caso em suas redes sociais: “São ameaças muito graves que precisam ser investigadas a fundo. Os responsáveis devem ser identificados imediatamente. Não aceitaremos intimidação! Não nos calarão e não daremos nenhum passo atrás na luta contra o racismo e contra os ataques ao povo batalhador de POA e do Brasil!”. Karen foi a vereadora de Porto Alegre mais votada nas eleições municipais de 2020, com 15.702 votos.

Os vereadores ameaçados foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Márcio Bins Ely (PDT), que garantiu que esse tipo de situação não será tolerada. Medidas para aumentar a segurança na Casa devem ser adotadas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Três empresas manifestam interesse na restauração da fachada do Mercado Público de Porto Alegre
Arquiteta afirma que alertou para risco de ausência de um responsável técnico em obra na Boate Kiss
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News