Domingo, 21 de Julho de 2024

Home Música Zeca Pagodinho dá dicas aos novos nomes do samba: “Inspiração e carinho”

Compartilhe esta notícia:

Zeca Pagodinho refletiu sobre o surgimento de novas rodas de samba e a consequente oxigenação do ritmo musical. Nome consagrado do gênero, o cantor celebrou 40 anos de carreira, cujo início se deu com o lançamento de “Camarão que Dorme a Onda Leva”, em 1983.

O sambista vê com bons olhos a chegada de novos nomes ao ritmo e o pipocar de rodas pelo Rio de Janeiro que se inspiram no trabalho feito pelo Cacique de Ramos nas últimas seis décadas. “É a garotada chegando. Assim como nós chegamos há algum tempo atrás, agora vem uma turma nova”, disse Zeca.

Fruto desse hábito próprio dos sambistas de apadrinhar jovens talentos, a voz de “Verdade” e “Ogum” foi lançada com as bênçãos de Beth Carvalho, que ganhou a alcunha de “madrinha do samba” justamente por ajudar a popularizar nomes como Arlindo Cruz, Jorge Aragão e Almir Guineto.

Zeca Pagodinho, por sua vez, retribuindo o que o samba lhe deu, lançou o projeto “Quintal do Pagodinho”, que já soma três edições e reúne os compositores por trás das canções com as quais ele fez sucesso. Era a sua forma de jogar luz a nomes como Serginho Meriti, Rixxah e Alamir, que escreveram “Deixa a Vida Me Levar”, “Chibatas do Destino” e “Ratatúia”, respectivamente.

Algumas rodas de samba que já se consolidaram no cenário carioca, como o Samba da Volta e o Poeira Pura, recentemente trouxeram lançamentos com repertório próprio e olham para os pagodes do passado para pensar o futuro. Aos sambistas mais novos, como escreveram Edson Conceição e Aloísio Silva e imortalizou Alcione, Zeca deixa o conselho de fazer música com amor.

“É por aí mesmo. Tem que fazer coisa boa, bacana, com inspiração e carinho”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Música

De biquíni de crochê, Juliana Paes curte praia ao lado do marido
Entenda por que não dá para acreditar em todo print de conversa
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News