Domingo, 29 de Maio de 2022

Home Saúde Dados de Covid lançados em sistemas do SUS após 10 de dezembro estão indisponíveis

Compartilhe esta notícia:

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (7) que as plataformas e-SUS Notifica, SI-PNI e ConecteSUS, afetados pelo ataque hacker em dezembro, estão recebendo dados há duas semanas. No entanto, as informações lançadas nessas bases pelos gestores de saúde de todo o País após o dia 10 de dezembro ainda não constam nas plataformas para quem quiser consultá-las.

Em nota, o ministério disse que “todas as informações podem ser registradas pelos gestores locais e, assim que a integração de dados for restabelecida, os registros poderão ser acessados pelos usuários”.

Esses dados são importantes para a vigilância de casos, mortes e adesão à vacinação contra a Covid-19.
O e-SUS Notifica, por exemplo, tem como objetivo auxiliar no controle da pandemia no Brasil. Ele foi lançado para receber notificações de síndrome gripal suspeita e confirmada de Covid-19.

O SI-PNI traz informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no País. Já o ConecteSUS tem entre suas funcionalidades a emissão do Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.

Relembre o ataque

O sistema foi invadido por hackers na madrugada de 10 de dezembro. O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença. Os dados de vacinação haviam sido perdidos no dia do ataque, mas foram recuperados em 12 de dezembro.

Na época, o ministério disse que foram atingidos os seguintes sistemas:

— e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid).
— Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país.
— ConecteSUS – funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Felipe Araújo testa positivo para Covid; cantor encontrou Bolsonaro na quarta-feira
Variante ômicron alcança estágio de transmissão comunitária no Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada