Sábado, 02 de Julho de 2022

Home Saúde Mudança de hábito: confira quem é você na dieta

Compartilhe esta notícia:

O mês de janeiro é um ótimo momento para implementar uma mudança de hábito, principalmente os alimentares. Por ser um período mais tranquilo, essa é uma ótima fase para se adaptar aos poucos a uma dieta mais saudável e nutritiva.

Apesar de ser um período mais tranquilo, ele não é mais fácil. Isso porque, surgem diversas tentações ao longo do caminho como o tempo mais quente. E são justamente nessas brechas que a dieta acaba perdendo seu rumo, e, consequentemente, atrapalha seus resultados finais.

Nesse sentido, o ideal é entender em qual fase está sua dieta e quais outras mudanças você pode adotar. A médica nutróloga Ana Luisa Vilela separou algumas dicas de formas de identificar em qual fase da mudança de hábito você está e como intensificar ou começar a fazer o plano dar certo.

1. Começando agora

A fase mais importante da mudança de hábito é o começo. É nela que você admite que precisa implementar modificações na sua alimentação e na maneira que você leva a vida.

Nesta fase, três mudanças são essenciais segundo a nutróloga: Aumentar a ingestão de água; Dormir, pelo menos, 8 horas por noite; Consumir alimentos mais naturais e crus.

2. Foco na mudança de hábito

Após algum tempo, a fase inicial passa a ser mais tranquila. E é aí que entra a fase de foco. Especialmente aqui é onde acontecem mudanças que estimulam você a continuar nos planos de ser saudável. Para isso, você pode adotar dicas como: Aderir ao jejum intermitente; Aumentar o consumo de fibras; Comer mais proteínas.

3. Na segunda eu começo

Há ainda a fase “segunda eu começo”, para aqueles que ainda estão em processo de iniciar a mudança. Para quem está nesse momento, três dicas são fundamentais e podem ajudar como um estímulo para se tornarem constantes: Começar a academia; Reduzir o consumo de carboidratos; Cortar os doces.

Outras dicas importantes para a mudança de hábito

A mudança de hábito exige constância, então é comum que os primeiros dias não demonstrem tantos efeitos aparentes. Contudo, desde que feita do jeito correto, os resultados aparecem a médio e longo prazo.

Além disso, é importante ressaltar que existem recaídas. Por isso, há dietas que permitem o chamado “dia do lixo”, liberado para fugir da dieta. Mas lembre-se que mesmo que você se permita viver esse dia, e bom tomar cuidado para não cair no exagero. Afinal, em apenas um dia você pode comprometer vários outros de esforço!

Observe abaixo outras formas de turbinar a dieta: Comer de forma saudável de três em três horas; Reduzir a adição de açúcar; Criar uma rotina regrada.

Por fim, é importante entender se a sua saúde está ok. Às vezes, o excesso de peso pode estar associado a outros problemas de saúde que implicam no tratamento. Sendo assim, realizar exames e estar com a saúde em dia podem ser aliados para a sua tão desejada mudança de hábito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Vacina da Pfizer para crianças: confira as reações mais comuns
Conheça a youtuber russa de 7 anos que faturou 28 milhões de dólares em 2021
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde