Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022

Home Beleza Queixo duplo ou papada: veja as causas e como tratar

Compartilhe esta notícia:

Um queixo duplo, também conhecido como gordura submental, é uma ocorrência comum que acontece quando uma camada de gordura se forma abaixo do queixo. Ele é frequentemente associado ao ganho de peso, mas você não precisa ter excesso de peso para ter um. A genética ou a pele mais solta resultante do envelhecimento também podem causar um queixo duplo.

Mas a gordura não é a única a ser culpada. “Esta região da face é composta por várias camadas de tecido, que são: pele, gordura do subcutâneo, músculo platisma, gordura acima do platisma, músculo digástrico, glândulas e o osso. A papada pode ser causada pelo excesso de volume de qualquer um destes tecidos, ou pelo formato pequeno e retraído do osso do queixo”, explica o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.

Alimentação x queixo duplo

Se o queixo duplo é devido ao ganho de gordura, perder peso pode torná-lo menor ou até eliminá-lo. A melhor maneira de perder peso é comer uma dieta saudável e fazer exercícios regularmente.

Além de manter uma dieta saudável, você também precisará adicionar mais atividade física para perder peso. O HIIT tem se mostrado o mais eficaz na eliminação de gordura.

À medida que o número cai em sua escala, seu rosto pode ficar mais fino. Mas, como se trata de uma gordura localizada, é possível que você precise recorrer a tratamentos para removê-la.

Lipólise

Também conhecida como lipoescultura, a lipólise usa lipoaspiração ou calor de um laser para derreter a gordura e contornar a pele. Na maioria dos casos, um anestésico local é tudo o que é necessário durante a lipólise para tratar um queixo duplo. Porém, a lipólise trata apenas a gordura. Não remove o excesso de pele nem aumenta a elasticidade da pele. Os efeitos colaterais da lipólise podem incluir flacidez.

Aplicação de “enzimas”

É um procedimento minimamente invasivo que fornece pequenas quantidades de compostos de dissolução de gordura através de uma série de injeções. Os resultados são surpreendentes mas, segundo a médica Cláudia Merlo, é preciso avaliar se não é necessidade de associar o tratamento com outros para a pele, evitando assim a flacidez na região.

Mentoplastia

Algumas pessoas têm o queixo (mento) muito retraído e pequeno e isso favorece o acúmulo de tecido na papada, segundo Paolo. “A mentoplastia de avanço promove um aumento da projeção do queixo e isso faz com que estique os tecidos da região e melhore a papada”, destaca o médico. “A cirurgia é feita através de uma incisão na gengiva inferior e, portanto, a cicatriz não fica visível. Cortamos uma pequena parte do osso do queixo e avançamos para a posição desejada. O osso é então fixado na nova posição com uma miniplaca e parafusos de titânio, material que não reage com o corpo e que não precisa ser retirado depois. A cirurgia dura em torno de 1 hora a 1 hora e meia”, conta o especialista.

Essa correção com a mentoplastia de avanço é indicada para casos de papada em que o paciente não apresenta um bom posicionamento e projeção do queixo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Beleza

Aumenta a preocupação com bullying com atos repetitivos de humilhação e intimidação em crianças e jovens, principalmente nas escolas brasileiras
Covid aumenta risco de Alzheimer, Parkinson e AVC
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa