Quinta-feira, 02 de Maio de 2024

Home em foco Presidente do Supremo defende a regulamentação da inteligência artificial baseada na proteção de direitos fundamentais

Compartilhe esta notícia:

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, defendeu a regulamentação da IA (inteligência artificial) baseada na proteção de direitos fundamentais.

Ele disse que a regulamentação precisa estar voltada para direitos constitucionais como privacidade, liberdade cognitiva e liberdade de expressão. “Precisa proteger a democracia, combatendo a desinformação, o discurso do ódio e o esforço a subalternizar os grupos mais vulneráveis e os ataques à democracia, tornando as informações minimamente transparentes e inteligíveis às pessoas”, declarou durante aula magna na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, na sexta-feira (12).

O presidente do STF disse que a IA vai trazer benefícios para a humanidade. “A Inteligência Artificial surge com a promessa de muitos benefícios para tornar nossa vida melhor. Terá capacidade de tomar decisões com mais eficiência do que os seres humanos, pois tem a capacidade de armazenar mais dados do que o cérebro humano. Também vai permitir a automação de muitas atividades, incluindo as atividades de risco. E ainda vai revolucionar a medicina, na descoberta de cura para doenças, o direito, na celeridade da prestação jurisdicional, a educação, enfim, todas as áreas”, destacou.

Apesar disso, o ministro apontou que um dos riscos nessa questão é em relação ao mercado de trabalho. “Muitos empregos vão desaparecer. Embora outros venham a surgir, não acontecerão na mesma velocidade. Há também um medo imenso do uso bélico da inteligência artificial. Existem armas letais autônomas que são capazes de tomar decisões próprias de ataque, o que geram problemas éticos imensos. Outro perigo que estamos enfrentando é a massificação da desinformação”, avaliou.

“Apesar de todas as modernidades que já vimos e que ainda vamos ver, ainda são os antigos valores éticos que devem pautar a vida na terra: o bem, a justiça e a dignidade humana”, concluiu.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Governo federal suspende novos contratos de publicidade na rede social X, de Elon Musk
Seis bairros de Porto Alegre podem ficar sem água neste domingo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada